Quando observar isto no céu procure um lugar seguro de imediato
A natureza e seus segredos!
A natureza apresenta uma força incrível e ainda há muitos mistérios a serem desvendados sobre ela. Estudos apontam que a natureza, como por exemplo, os animais dão sinais de que algo de errado está por acontecer e na maioria das vezes, algum desastre de grande magnitude.
Veja alguns exemplos sobre os sinais que a natureza pode dar antes de algumas tragédias:
As luzes sísmicas são um dos fenômenos naturais mais enigmáticos. Elas podem surgir antes, durante ou após um terremoto. Geralmente, apresentam tonalidades brancas ou azuis e têm uma duração breve, embora, em algumas ocasiões, possam persistir por até 10 minutos!
A sua investigação é desafiadora, pois podem ocorrer a várias distâncias do epicentro do tremor. Sabe-se que essas luzes somente se manifestam em terremotos intensos, classificados com magnitude 5,0 ou superior na escala Richter. Os cientistas especulam que elas possam ser ocasionadas pela liberação de oxigênio ionizado quando determinadas formações rochosas se fraturam.
Passáros
Algumas gravações compartilhadas nas plataformas de mídia social revelam um comportamento incomum das aves durante a madrugada do dia 6 de fevereiro, momentos antecedentes ao terremoto que impactou tanto a Turquia quanto a Síria.
Os vídeos capturam a agitação de pássaros diurnos, registrada durante o período noturno em que ocorreu o terremoto, com magnitude de 7,8 na Turquia e 7,6 na Síria.
Em um estudo conduzido em 2020 por Martin Wikelski, um renomado cientista alemão do Max Planck Institute for Animal Behavior, foram examinados os níveis de atividade de um conjunto de animais de criação (vacas, ovelhas e cães) antes de diversos terremotos.
Segundo os pesquisadores, as aves possuem a habilidade de detectar infrassons de baixíssima frequência, que se propagam por longas distâncias e são gerados principalmente por distúrbios meteorológicos severos. Essa capacidade difere dos seres humanos.
Sons Vulcânicos
Manifestações sonoras vulcânicas, também denominadas acústica vulcânica, podem ocorrer antecedendo uma erupção. Esses sons têm origem na pressurização do magma em fissuras e condutos, nas explosões de bolhas e em sistemas de água quente próximos à superfície do vulcão.
À medida que o magma se eleva, o acúmulo de gases provoca fissuras na superfície. O magma rico em gases emite um som similar ao de um órgão de tubos, caracterizado por um tremor harmônico. Esse som varia com o tempo, assemelhando-se a um concerto natural.
Um tremor harmônico é um indício de que uma erupção está iminente, portanto, é aconselhável buscar abrigo se você ouvir algo incomum nas proximidades de uma região vulcânica.