Brasil inicia missão para repatriação de brasileiros em Israe
Avião da FAB decolou de Natal neste domingo
Neste domingo (8), o Ministério da Defesa colocou à disposição do Governo Federal seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar brasileiros que estão em Israel, em meio à guerra que iniciou no sábado (7).
Um avião KC-30 com destino à Roma, na Itália, decolou da Base Aérea de Natal, Rio Grande do Norte. “Nossa ideia é que esse avião fique na Itália aguardando essas coordenações finais junto ao MRE. Nós estamos com militares nossos, da nossa adidância, junto à embaixada de Israel e nas demais embaixadas da região também, para que possamos fazer as primeiras levas, trazer os primeiros brasileiros de lá para cá”, explicou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
A FAB disponibilizou para a missão três modelos de aeronaves. Entre eles, o KC-30 (Airbus A330-200), o maior avião já operado pela Força, com capacidade para 238 passageiros.
A Embaixada brasileira em Tel Aviv já colheu os dados de cerca de mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a maioria é de turistas que estão em Israel. O Itamaraty estima que 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e mais 60 em outras localidades na zona de conflito.