Dicas
0

Aprenda a identificar 6 Sinais de luto não superado

O luto traz uma grande mudança na vida, e nem todo mundo consegue lidar com essa mudança e seguir em frente

Superar o luto é aceitar que a morte vem para todos, guardar as boas memórias da pessoa em vida e seguir em frente. Porém, é mais fácil falar do que fazer. Superar o luto pode ser algo doloroso e demorado para muitas pessoas. Veja quais são os sinais de luto não superado e o que fazer para ajudar a passar por essa fase.

6 Sinais de luto não superado:

1. Não conseguir falar da pessoa que faleceu

Durante o período de luto, pode haver uma grande dificuldade em falar sobre a pessoa que faleceu. Só de mencionar seu nome vem a vontade de chorar. Em alguns casos, a pessoa se recusa até a pensar nos momentos vividos com o ente falecido ou nos momentos enquanto ele estava sofrendo pela causa de sua morte.

2. Não conseguir reorganizar a casa

Manter o quarto da pessoa falecida montado, manter suas roupas no armário, seus pertences pela casa, mesmo que não serão mais usados. Essa é uma reação típica de quem ainda não superou o luto e está com medo de “apagar” as memórias de quem faleceu.

3. Necessidade constante de mudanças

Por outro lado, há pessoas que fazem o oposto: querem mudar de casa, de cidade, de profissão, mudar tudo. Só que nenhuma mudança traz tranquilidade para a alma. Essa necessidade de mudanças constantes é como uma fuga, mas não tem como fugir do que está dentro de você, por isso, não resolve.

4. Evitar conhecer pessoas novas ou ter mais filhos

Quando se perde uma pessoa importante e se tem dificuldade em aceitar que a morte faz parte da vida, pode surgir um bloqueio. A pessoa enlutada evita criar novos laços de afeto, fazer novas amizades, se envolver em um novo relacionamento ou ter filhos, pois tem medo de perder mais pessoas queridas.

5. Sentimento de tristeza constante

Nem sempre a fase do luto se transforma em depressão. Mas é comum se sentir em um estado de constante tristeza, com nó na garganta, aperto no peito, vontade de chorar ou simplesmente um vazio inexplicável. Surgem pensamentos tristes sobre a vida no geral, como se nem soubesse mais o que pensar sobre as coisas.

6. Alterações marcantes de humor

Um dos sinais de luto não superado é depois de algum tempo de luto, algumas pessoas experimentarem confusão emocional passando por períodos de bom humor e euforia, e depois por períodos de isolamento e muita tristeza. Não quer dizer que tenham desenvolvido um transtorno emocional, mas podem estar experimentando a dificuldade em lidar com o luto, tentando reencontrar um sentido para a vida.

O que fazer para aceitar o luto?

Você sabe que não está conseguindo lidar com o luto quando a sua vida é mais sofrimento do que alegria e tranquilidade. Se faz uma semana ou um ano que está de luto, não importa. Cada um tem seu tempo e sua forma de enxergar essa situação.

A dica mais importante é você buscar apoio de um profissional, que pode ser um psicólogo ou psiquiatra, para poder conversar abertamente sobre sua experiência, entender o que está acontecendo, lidar com seus sentimentos e aprender estratégias para superar o luto do jeito que deve ser.

Não significa que precise tomar remédios ou fazer qualquer tratamento. Fazer terapia é apenas uma forma de compreender claramente o que está acontecendo no seu interior, obter apoio de alguém que pode ajudar de verdade, com as orientações certas, guiando você pelo caminho da cura e da aceitação.

Lidar com o luto é uma das experiências mais desafiadoras da vida, mas cada pessoa vivencia essa experiência de uma forma bastante particular. Importante é deixar claro que superar o luto não significa se esquecer da pessoa que faleceu e seguir a vida como se tudo o que foi vivido ao lado dela tivesse perdido a importância. Fique bem!