Dicas
0

Saiba como descongelar carne rápido

Depois de ler isso você nunca mais vai descongelar carne no micro-ondas

É muito comum congelarmos carne para não precisar ir todo dia ao açougue comprar carne fresca. O problema é quando esquecemos de tirá-la do congelador com antecedência e precisamos descongelar carne rápido.

O processo mais indicado para descongelar carne é lento. Para resolver esse problema, a maioria das pessoas apela para a função defrost (descongelar) do micro-ondas, mas essa não é a melhor solução.

A carne descongelada no micro-ondas perde muito das suas propriedades proteicas. Além disso, frequentemente as extremidades externas da carne cozinham enquanto seu interior permanece congelado. Outro problema é o consumo de energia: descongelar carne no micro-ondas pede de 2 a 5 minutos de uso do eletrodoméstico, que consome muita energia elétrica.

3 Formas de descongelar carne rápido

Nada de mergulhar a carne em um recipiente com água! Dessa forma você vai encharcar a carne e fazer com que seu sabor e valor nutricional se modifiquem. Para resolver seu problema e descongelar carne rápido, veja aqui algumas dicas.

1. Água com vinagre

O vinagre aquece levemente a proteína, sendo assim indicado para descongelar carne rápido. Porém, é importante seguir corretamente as instruções, pois se em contato com a carne, a mistura pode deixá-la mais firme.

  • Em uma vasilha, coloque água suficiente para cobrir a carne e sobrar um pouco;
  • Adicione 1 colher de sopa de vinagre para cada litro de água;
  • Coloque a carne congelada bem embalada nessa mistura;
  • Deixe por 20 a 30 minutos e pronto.

2. Água morna

Outro método até mais comum de descongelar carne rápido é deixá-la em água levemente aquecida. Atenção à temperatura, pois se a mesma estiver muito quente, a carne irá começar a cozinhar por fora, alterando o sabor.

  • Colocar água em uma panela e deixar aquecer;
  • Quando começarem a surgir as primeiras bolinhas no fundo da panela, desligue;
  • Despeje o conteúdo da panela em uma vasilha, para que a água não continue se aquecendo;
  • Deixe a carne crua bem embalada por 20 minutos.

3. Pressão

Esse processo aquece a carne por igual, fazendo pressão na camada externa que irá influenciar nos cristais de gelo, além de manter uma maior área de contato com o metal – um excelente condutor de calor.

A única limitação desse método é que o formato da carne congelada tem que ser em bife ou bandeja, para que possa equilibrar a panela em cima. Confira:

  • Coloque a carne congelada sobre uma assadeira de metal ou sobre uma panela virada (no fundo da panela);
  • Pegue uma panela maior do que a peça a ser descongelada e coloque água para aumentar seu peso;
  • Coloque a panela sobre a carne e deixe 5 minutos, se for bife, ou 20 minutos se forem cortes mais grossos.