AcidenteNotíciasSaúde
0

Menino fica com a língua presa em boca de garrafa e passa por cirurgia

A crinaça corria risco de sufocamento e teve que fazer uma cirurgia de emergência

Cada vez mais, os pais estão atentos à necessidade de segurança, buscando equipamentos adequados à idade da criança. Sejam mamadeiras com bicos ergonômicos, copos de transição (com tampinha) ou garrafas direcionadas, há sempre uma opção.

Porém, foi exatamente uma dessas garrafinhas infantis que causou um grande problema para a família Wooff. Clare, mãe do pequeno Riley de apenas 6 anos, moradores de Lancashire, na Inglaterra. A mãe passou por momentos de tensão, sendo informada até de que o pior poderia acontecer ao seu filho.

Isso tudo porque ele estava bebendo água na cadeirinha, no carro de sua mãe, e acabou prendendo a língua. E não era nenhum produto inadequado, mas sim uma linda garrafinha infantil, feita especialmente para esse público. Conheça a história.

Menino prende a língua em garrafa de água

Era um dia comum, quando a mãe foi buscar seu filho no treino e, de lá, partiram para sair com a avó do menino para fazer umas compras. No caminho, uma batatinha para tapear a fome e uma garrafa com água.

Enquanto dirigia, a mãe começou a ouvir uns sons estranhos no fundo do carro e quando deu uma olhadinha viu que seu filho estava com a garrafa presa na boca. Ela não achou que fosse nada demais, encostou o carro e foi ajudar o menino. Porém, a língua estava inchada e não permitia que se retirasse a garrafa.

Foi então que ela decidiu levar o filho à emergência do hospital Lancaster Royal Infirmary, para ver se algum enfermeiro poderia resolver com mais jeitinho. Assim que chegou, foi direcionado para dentro e atendido pelo médico. Tentaram dar anestesia local para remoção, mas não funcionou, pois a língua tinha inchado muito. E ela não parava de aumentar de tamanho.

Um médico chamou a mãe e disse que tentariam fazer a remoção em sala cirúrgica, pois se continuasse dessa forma, a língua iria obstruir a passagem do ar. Eles também não tinham como fazer a traqueostomia, pois a garrafa estava atrapalhando no local. Foi então que um médico conseguiu retirar a mesma e Riley foi levado para a sala de cirurgia.

A cirurgia

O caso era tão grave, que foram necessários 10 médicos e enfermeiros para acompanhar o caso. Com espaço para fazer a traqueostomia, se necessário, a equipe sedou o menino e começou a cortar, com muita cautela, a tampa presa.

Foi um procedimento complicado, pois a língua estava muito inchada e poderia dar muito errado. Eles cogitaram inclusive enviar Riley de helicóptero para um hospital maior, mas não daria tempo. Se o fizessem, seriam obrigados a colocar o respirador, que é um procedimento invasivo.

Foi então que entraram na sala de cirurgia e tiveram muito sucesso, livrando a boca da criança da tampa que estava presa. A mãe divulgou o ocorrido para alertar outras famílias do perigo dessas garrafinhas e evitar que outras famílias passem pelo mesmo susto. A rede de supermercados que vendeu o item disse que irá estudar o que ocorreu e entrará em contato.