Sistema de valores esquecidos tem congestionamento em 1º dia
Site limitou quantidade de acessos em razão da alta procura
O Sistema Valores a Receber (SVR) voltou a funcionar nesta terça-feira (7), mas a fila para acessar a plataforma e ter acesso aos recursos que os cidadãos têm direito a receber está enorme. Segundo o Banco Central, às 10h11, havia mais de 300 mil pessoas esperando para saber qual o montante têm “esquecido” nos bancos.
O site travou o serviço em razão da quantidade de acessos, ficando com a operação limitada e orientando que os internautas retornem em outro momento. Antes de ficar inacessível, a sala de espera virtual da plataforma chegou a 90 minutos.
O BC, contudo, se pronunciou dizendo que a fila está andando rápido, e que o procedimento é adotado, por exemplo, “na abertura da venda de ingressos para um show muito procurado”.
– Naturalmente, passadas as primeiras horas de funcionamento a demanda deve diminuir e, consequentemente, as filas – declarou.
Na primeira fase do SVR, no início de 2022, o site do BC chegou a sair do ar com a alta demanda da população para acessar seus valores esquecidos em meio à economia fraca e à inflação elevada. Depois, o BC criou um site dedicado para o sistema.
O SVR foi reaberto nesta terça, às 10 horas. Nesta nova fase, a autarquia calcula que R$ 6 bilhões podem ser devolvidos. Desde o dia 28 de fevereiro, a população já pode consultar se tem valores a receber.
Do dia 28 até a segunda-feira (6), já foram 23,8 milhões de acessos, 6,9 milhões (29%) com resultados positivos e 16,8 milhões (71%) com resultados negativos.
O BC alerta, contudo, que os números podem ter duplicidade, uma vez que o sistema contabiliza o mesmo CPF toda vez que há uma consulta.
Com informações da AE