Celular pode ouvir as conversas? Especialista fala como funciona algoritmo
Impressão de que telefones escutam o que usuários falam virou até brincadeira nas redes sociais, mas não é assim que funciona
Você já teve a impressão de que o telefone celular estava ouvindo as suas conversas? De você comentar em voz alta e, logo depois, aplicativos sugerirem propagandas relacionadas ao assunto? Parece teoria da conspiração, mas tantas pessoas acreditam, que a situação virou brincadeira nas redes sociais.
Há quem tente influenciar o algoritmo alheio apenas falando com o celular. Pode até ser engraçado para publicar na internet, mas a verdade é que o celular não ouve as nossas conversas, segundo o diretor de dados Caio Gomes.
“Não tem fundamento, porque não é economicamente viável você gravar o que as pessoas tão falando. porque, por um lado, se você grava, você precisa processar aqueles dados, o que gastaria muito mais bateria”, afirma o diretor.
Segundo ele, gravar as conversas também aumentaria o consumo de dados, já que as gravações deveriam ir para um servidor. “O que eles ganhariam economicamente com a propaganda não vence os custos de fazer isso”, afirma.
Tudo pode virar informação para as empresas, como pesquisas na internet, o wi-fi que acessamos, localização e muito mais. A partir daí que o algoritmo entende nossas preferências. “A gente recebe propaganda o dia inteiro na internet, o dia inteiro. e algumas dessas propagandas, a maior parte delas, a gente nem percebe”, diz Caio.
“A maior parte das vezes, onde as empresas de publicidade ‘erram’, a gente não fala nada. as vezes em que eles acertam é que chamam a nossa atenção”, indica.