Esse cientista diz ter criado uma máquina do tempo
A maquina do tempo desenvolvida por Ronald Mallett usa um conceito de laser rotativos para dobrar o espaço-tempo
O conceito de viajar no tempo é muito discutido pelos cientistas. Alguns apontam que viajar para o futuro, teoricamente, é possível. Enquanto ir ao passado é um desejo irreal. Mas esse pesquisador aponta que conseguiu desenvolver uma máquina de laser capaz de realizar essa viagem.Ronald Mallett tem trabalhado em uma máquina do tempo que usa lasers rotativos para viajar no tempo;
Ela é baseada na teoria da relatividade de Albert Einstein, de 1905, que classifica o espaço-tempo como relativo;
A máquina criada por Mallett teoricamente capaz de dobrar o tempo, permitindo viajar até no máximo para o momento em que a máquina foi ligada;
Mallet, hoje aos 77 anos, é ex-professor de física da Universidade de Connecticut e apaixonado por viagens no tempo desde quase seus 10 anos de idade, que foi quando seu pai morreu. Essa paixão por construir um mecanismo que permite viajar para o passado surgiu após ele ler “A Máquina do Tempo”, de HG Wells, e enxergar uma possibilidade de voltar no tempo para salvar seu pai de um infarto.
A grande inspiração para ele desenvolver a maquina foram os buracos negros, mais especificamente buracos negros em rotação, capazes de permitir algo chamado arrasto de quadro, ou arrasto de espaço-tempo. Isso porque eles possuem dois horizontes de eventos, um externo e outro interno.
O conceito da máquina do tempo
A ideia do físico é criar um buraco negro artificial. Ele acredita que um laser circular e que gire em loop, permitiria que um campo gravitacional que permitisse loops no tempo fosse criado. Um protótipo criado por ele é capaz de liberar feixes de luz de rotação contínua, e já está ligado desde 2019. Segundo ele, em resposta ao The Guardian, se “a luz pode criar gravidade e se a gravidade pode afetar o tempo, a própria luz pode afetar o tempo”.
Digamos que você tenha uma xícara de café à sua frente agora. Comece a mexer o café com a colher. Começou a girar, certo? É isso que um buraco negro em rotação faz. Na teoria de Einstein, o espaço e o tempo se relacionam. Por isso é chamado de espaço-tempo. Então, conforme o buraco negro está girando, ele vai causar uma torção no tempo.Ronald Mallett, em resposta ao The Guardian
Alguns críticos alegam que a máquina do tempo de Mallett teria que ser tão grande quanto o universo conhecido, o que seria impossível. No entanto, o físico é mais otimista, ele se compara aos irmãos Wright, que teriam criado o avião.
Primeiro, eles realmente construíram um túnel de vento para determinar as melhores configurações para as asas das aeronaves. Quando se trata de uma máquina do tempo, precisamos construir o túnel de vento antes de pensarmos na construção do avião.Ronald Mallett
Ele ainda completa que pensar no tamanho de sua máquina do tempo agora, seria como pedir aos irmãos Wright pensassem já em como levar a humanidade à Lua, logo após o primeiro voo do planador projetado por ele. Ele conclui suas respostas às críticas dizendo que independente do tamanho, o conceito já está pronto, e envolve laser rotativos.
Mallett acredita que sua ideia realmente seja promissora, no entanto não poderá o levar para tão longe quanto ele pretendia, em 1955, quando seu pai morreu. Isso porque se a máquina funcionar, ela permitirá voltar ao passado até o momento em que o loop foi acionado, em 2019.
Apesar disso, ele continua esperançoso com o que a máquina de laser rotativo pode fazer principalmente no que diz respeito ao Covid-19 e catástrofes naturais.
Vamos supor que já tivéssemos esse aparelho funcionando há alguns anos, e agora temos remédios que podem curar a Covid. Imagine se pudéssemos prever com precisão quando ocorrerão terremotos ou tsunamis. Então, para mim, abri a porta para essa possibilidade.