Se você pensava que era apenas uma questão estética, para ficar mais bonito, saiba que essa não é a resposta, até porque elas ficariam mais bonitas na cor natural do que modificadas pelo homem.
Para começo de conversa, as árvores não são pintadas com tinta, como tantos pensam. Elas recebem uma camada de cal que é um eficiente fungicida.
Ou seja, árvores pintadas de branco são para protegê-las dos fungos, embora muitos especialistas sejam totalmente contra essa prática, e explicam o motivo.
A ideia de adicionar cal aos troncos das árvores pode parecer boa, no entanto, essa substância é corrosiva para a parte externa do tronco.
Além disso, junto com os fungos – que são inevitáveis, ocorre um efeito destrutivo do ecossistema da árvore. Logo, não é uma boa ideia ter árvores pintadas de branco.
Mas, como continua existindo a necessidade de proteger os troncos das árvores, surgiu uma nova solução que é uma tinta látex transparente. A princípio era para ser uma boa solução, já que a transparência da tinta não prejudicaria a cor natural das árvores e o paisagismo nas cidades.
No entanto, continua sendo uma opção ruim, já que essa tinta torna o tronco da árvore impermeável, impedindo que elas contribuam com a absorção de água no caso de chuvas fortes, por exemplo.
Então, podemos concluir que não é uma boa ideia pintar os troncos das árvores, nem com cal, nem com tinta látex transparente nem com nada. A natureza deve ser como é, sem tentarmos modificá-la.
Você tinha ideia de que as árvores pintadas de branco eram, na verdade, uma ação que não traz benefícios? É sempre bom saber!