DicasSaúde
0

A dieta que reduz risco de câncer de próstata

Conheça os nutrientes que podem deter um dos cânceres mais mortais nos homens e acelerar a sua recuperação após a radioterapia

Cientistas da Universidade do Sul da Austrália revelam que pacientes com câncer de próstata são mais propensos a ter níveis baixos de selênio, luteína, licopeno, alfa-caroteno e beta-caroteno no sangue. Eles descobriram que homens com deficiência desses micronutrientes correm o dobro do risco de ter a doença.

A pesquisa também descobriu que níveis mais elevados de ferro, enxofre e cálcio no sangue duplicaram o risco, resultado da dieta ocidental, que é deficiente em alimentos vegetais e rica em carne.

Dieta rica selênio e licopeno reduz risco de câncer de próstata

Dieta de prevenção

Por outro lado, o estudo aponta que uma dieta rica selênio e licopeno atua na redução do risco da doença.

Os alimentos ricos em selênio incluem castanha do Pará, castanha de caju, ovos, sementes de abóbora, atum, sardinha, camarão, feijão cozido e arroz integral.

Exemplos de alimentos ricos em licopeno são tomate cru, molho de tomate caseiro, tomate seco, goiaba, melancia, mamão e toranja.

Os autores sugerem que a melhor maneira de obter selênio e licopeno dos alimentos é a partir de fontes naturais, em vez de suplementos.

Assim como o selênio, o licopeno também desempenha um importante papel protetor na prevenção do câncer, incluindo o câncer de próstata, ao inibir o estresse oxidativo, a apoptose e a inflamação devido às suas propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e antiproliferativas.

Os níveis de licopeno no sangue estão inversamente associados aos riscos de doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e câncer, incluindo câncer de próstata.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos cânceres não cutâneos mais comuns e a quinta principal causa de mortes por câncer entre homens em todo o mundo. Fatores como origem étnica, histórico familiar e avanço da idade estão associados a um risco aumentado desta doença.

Portanto, os autores do estudo defendem que é importante identificar indivíduos de alto risco para o manejo de intervenções preventivas oportunas.

Entre os principais sinais de câncer de próstata estão:

  • micção frequente (muitas vezes durante a noite)
    urgência para ir ao banheiro
  • dificuldade em começar a fazer xixi
  • esforçar-se ou demorar muito para fazer xixi
  • um fluxo de urina fraco
  • sensação de que a bexiga não esvaziou totalmente
  • sangue na urina ou sangue no sêmen.