A babosa é uma planta que possui vários benefícios para o cabelo, como prevenir a queda dos fios, remover o excesso de oleosidade do couro cabeludo, hidratar os fios, facilitar o crescimento do cabelo, proteger contra os danos causados pelos raios solares, ou auxiliar no tratamento da caspa ou de micoses do couro cabeludo.
A parte utilizada da babosa para o cabelo é o gel de dentro das duas folhas, devendo-se ter atenção para não usar a a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos. Antes de usar o gel da babosa é importante fazer um teste de alergia, passando um pouco do gel no dorso da mão e aguardar por cerca de 2 horas. No caso da pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do gel de babosa para o cabelo.
A babosa pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres e mercados. Além disso, esta planta pode ainda ser facilmente cultivada em casa, pois não precisa de cuidados especiais.
Benefícios da babosa para o cabelo
A babosa possui propriedades hidratantes, anti-inflamatórias, antioxidantes, cicatrizantes, antifúngica e protetoras dos raios solares, sendo normalmente indicada para uso no cabelo nas seguintes situações:
1. Tratar a queda de cabelo
A babosa ajuda na produção de colágeno e, por isso, ajuda a fixar melhor os fios de cabelo no couro cabeludo. Além disso, por possuir minerais e água, fortalece todo o fio, tornando-o mais forte e menos quebradiço.
2. Promover o crescimento do cabelo
A babosa ajuda a remover as células mortas do couro cabeludo, devido a presença de enzimas na sua composição, além conter vitaminas, como vitamina A, B1, B2, B6, C e E, minerais, como o cálcio, e ácido fólico que ajudam a nutrir, hidratar e fortalecer as fibras do cabelo.
Dessa forma, a babosa ajuda o cabelo a crescer de forma mais rápida e mais forte.
3. Controlar a oleosidade do cabelo
A babosa é rica em enzimas, como as lipases, que ajudam a quebrar a gordura ou sebo presente no couro cabeludo, ou restos de produtos aplicados no cabelo, diminuindo a oleosidade do couro cabeludo e da haste dos fios, o que ajuda a controlar e combater a oleosidade do cabelo, sem prejudicar os fios.
4. Combater os fios secos e quebradiços
Devido as vitaminas presentes na sua composição, a babosa ajuda a promover uma renovação celular e o crescimento saudável do cabelo, conferindo maior elasticidade aos fios, o que ajuda a combater os fios secos e quebradiços.
5. Reduzir a inflamação do couro cabeludo
A babosa possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes, que ajudam a combater a inflamação do couro cabeludo, a acalmar a pele e aliviar sintomas como os sintomas de coceira e irritação no couro cabeludo, causados por micoses ou dermatites.
6. Combater a caspa
A babosa ajuda a eliminar células mortas da pele do couro cabeludo, além de promover a hidratação, reduzir a inflamação da pele, sendo uma boa opção de remédio caseiro para combater a caspa.
7. Proteger contra os raios ultravioletas
A babosa possui propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger os fios de cabelo dos danos causados pela radiação ultravioleta do sol. Além disso, devido sua capacidade hidratante e vitaminas presentes na sua composição, a babosa ajuda a manter os fios saudáveis.
Como usar
A babosa pode ser usada no cabelo de diversas formas, que incluem:
1. Hidratante de babosa com óleo de coco
O hidratante de babosa com óleo de coco pode ser usado para ajudar a estimular o crescimento do cabelo e a fortalecer os fios, tornando-os menos quebradiços.
Ingredientes
Modo de preparo
Colocar os ingredientes em um recipiente de vidro limpo e seco e misturar bem. Em seguida, aplicar sobre todo o cabelo. Deixar atuar por 10 a 15 minutos e depois remover com água fria e shampoo. Este processo apenas deve ser repetido 1 vez por semana.
2. Gel de babosa
O gel de babosa pode ser usado para inflamações ou micose no couro cabeludo, por exemplo.
Ingredientes
Modo de preparo
Lavar as folhas de babosa, cortar ao meio e retirar o gel de dentro da folha, colocando dentro de um recipiente limpo e seco. Em seguida, umedecer uma toalha limpa ou uma gaze com o gel e passar no couro cabeludo cerca de 3 vezes ao dia, cerca de 3 vezes ao dia.
3. Máscara de babosa com clara de ovo
A máscara de babosa com clara de ovo pode ser usado para estimular o crescimento do cabelo e fazer uma hidratação profunda.
Ingredientes
Modo de preparo
Misturar bem os ingredientes e aplicar sobre o cabelo, garantindo que as raízes fiquem bem cobertas. Esperar 5 minutos e remover com água fria e shampoo. Confira outras dicas para o cabelo crescer mais rápido.
4. Babosa com iogurte
A babosa com iogurte pode ser usada para combater a caspa, devido a sua capacidade de remover as células mortas da pele do couro cabeludo.
Ingredientes
Modo de preparo
Misturar os ingredientes e usar a mistura para massagear o couro cabeludo por cerca de 15 minutos e, depois, deixar repousar por 30 minutos. Por fim, lavar o cabelo com uma shampoo anti caspa. Esta máscara deve ser feita apenas 1 vez por semana.
5. Spray de babosa
O spray de babosa ajuda a hidratar os fios do cabelo, podendo ser aplicado diariamente ou após a lavar os cabelos, por exemplo.
Ingredientes
Modo de preparo
Em um frasco de spray limpo e seco, adicionar os ingredientes e misturar bem. Em seguida, borrifar o spray de babosa nos fios de cabelo e deixar secar naturalmente. Pode-se usar diariamente ou sempre que necessário.
Outros benefícios da babosa
Além de ser uma ótima aliada para a saúde do cabelo e da pele, a babosa também pode ser usada para tratar problemas como dor muscular, queimaduras, feridas, gripe, insônia, pé de atleta, inflamações, prisão de ventre e problemas digestivos.
Confira como usar a babosa para obter todos os seus benefícios.
Quem não deve usar babosa
A babosa não deve ser usada por via oral, mas somente sobre a pele do couro cabeludo ou nos fios de cabelo. Além disso, não deve ser usada por pessoas que têm alergia a essa planta medicinal, sendo por isso importante fazer o teste de alergia antes do seu uso.
Além disso, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação devem evitar seu uso.