Dicas
0

Quando o caos bate à porta: 4 técnicas certeiras para sair do ‘olho do furacão’

Psicoterapeuta compartilha métodos para redescobrir a tranquilidade, mesmo quando a mente parece uma festa de pensamentos negativos.

Você já se viu no olho do furacão, cercado por um turbilhão de preocupações e estresse? A vida moderna muitas vezes nos empurra até o limite, nos deixando em busca desesperada de um refúgio para acalmar a mente agitada. Mas adivinha só: você não precisa ser um expert zen para dominar as artes do relaxamento.

A psicoterapeuta Andrea Wachter compilou uma coleção de truques para nos ajudar a reencontrar a calma e a paz, mesmo quando os pensamentos negativos parecem ter uma festa na nossa cabeça.

Pode parecer surreal, mas acredite, é factível. Claro, com a prática constante, essas técnicas se tornam cada vez mais amigas da sua mente. E mesmo desde o primeiro minuto de aplicação, a diferença será palpável. Não estamos prometendo que você irá se livrar de todas as preocupações, mas saiba que você pode conquistar a habilidade de lidar com elas de forma poderosa.

Em 5 minutos ou menos: transforme o estresse em tranquilidade com estes segredos

1. Focando o mindfulness

Imagine estar em casa ou no trabalho, com a mente tomada por pensamentos negativos. De acordo com Wachter, você pode afastar esse frenesi mental ao se concentrar em outra coisa à sua volta. Pode ser o som da sua própria respiração, o zumbido do ventilador ou até o canto dos pássaros. Uma espécie de meditação instantânea, trazendo clareza em meio ao caos.

2. Janela imaginária da paz

Que tal “arejar” a mente? Pense numa janela ou porta próxima à sua cabeça e visualize-a se abrindo, deixando o ar fresco da calma invadir seus pensamentos tumultuados.

3. Respirações de bem-estar

As respirações profundas são verdadeiros aliados da tranquilidade. E Wachter sugere dar um toque de criatividade: imagine que, a cada respiração, uma brisa tropical percorre seu corpo. Você pode estar no escritório, mas a sua mente está em um paraíso de relaxamento.

4. Abraçando a calmaria interna

A última técnica é um pouco mais desafiadora, mas pode se tornar a sua favorita. Pensa em um ponto do corpo onde você se sente calmo, pode ser um braço, uma perna ou até um dedo. Concentre-se nesse ponto e sinta como a calma se espalha como uma onda pelo seu corpo.

A beleza dessas técnicas é que você não precisa escolher apenas uma. Misture e combine conforme a necessidade. O objetivo é reservar um momento para você, para acalmar sua mente e emergir ainda mais forte.