Você sabia que a Carteira Nacional de Habilitação – CNH brasileira é válida em 84 países? Veja quais.
Já falamos aqui sobre como tirar a CNH Internacional, ou melhor a Permissão Internacional para Dirigir (PID), mas, você sabia que a Carteira Nacional de Habilitação – CNH brasileira é válida em 84 países?
Com as alterações feitas em junho de 2022, a nova versão da CNH passou a ser aceita em todos os países que assinaram a Convenção de Viena, além de ser aceito em outros países que mantêm o Princípio de Reciprocidade com o Brasil.
Embora com as cores verde e amarelo, a CNH atual traz identificação das categorias com equivalência internacional, além de tradução em português, inglês e espanhol, o que facilita a identificação dos condutores brasileiros, quando fora do país.
A versão digital (CNH-e), disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), também contempla todos os novos campos atendendo à Resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Dessa forma é possível substituir a Permissão Internacional para Dirigir (PID) nos países credenciados, desde que os condutores estejam devidamente habilitados e com o documento dentro do prazo de validade.
Caso o país não faça parte da Convenção, como é o caso dos Estados Unidos da América, é necessário solicitar a emissão da a PID junto ao Detran, presencialmente ou pela internet, pagando uma taxa e aguardar a sua emissão. O processo também pode ser feito por procuradores.
Já para tirar a “carteira internacional”, o motorista deve possuir CNH dentro do prazo de validade e não estar passando por processos de mudança de categoria, suspensão ou cassação.
Veja quais são os países que aceitam a CNH brasileira