O pudim é uma sobremesa deliciosa, então confira a versão mais prática desse doce que precisa de ingredientes simples e acessíveis. Aproveite!
Afinal, de onde vem o termo ‘’pudim’’? É curioso pensar que a palavra tem duas origens, do inglês ‘’pudding’’ e do francês ‘’boudin’’. Ainda há outra interpretação no latim, a partir do termo ‘’botellus’’, que designa as famosas salsichas.
Portanto, esse nome tem a ver com a textura leve e macia do preparo, que resulta em uma explosão de sabor. No Brasil, os portugueses foram os responsáveis por tornar ainda mais popular essa receita centenária e suas diversas adaptações.
Veja como preparar pudim em banho-maria com poucos ingredientes
Você precisará de:
Modo de preparo:
1º Passo: em uma panela, derreta o açúcar até obter um caramelo líquido que deve ser despejado no fundo de uma forma com furo central. Esse é o momento de adicionar o coco ralado fresco, caso ele seja utilizado no seu pudim.
2º Passo: adicione os ovos, o doce de leite e o leite em um recipiente, e misture usando um fuê até obter uma textura homogênea. Em seguida, despeje a mistura na forma, distribuindo a massa de maneira uniforme.
3º Passo: coloque dois dedos de água em uma panela grande e disponha a forma em banho-maria e deixe no fogo médio por 15 minutos.
4º Passo: agora espere esfriar e desenforme com cuidado em uma travessa.
5º Passo: deixe na geladeira por 5 horas antes de servir o primeiro pedaço.
Por que a forma do pudim deve ter um furo no meio?
Você já se perguntou sobre a necessidade de alguns preparos serem feitos com uma forma de furo centralizado? Esse design um tanto inusitado tem uma função específica, que não é tão conhecida e impacta o resultado do cozimento.
Nesse sentido, o espaço serve para distribuir o calor, evitando que a consistência não fique no ponto certo. Afinal, diferente da gelatina, o pudim não leva ingredientes que ajudem a firmar 100% sua estrutura frágil, que reflete a maciez.