Existe um bom motivo para manter o feijão com a tampa da panela aberta até que a água levante fervura. Descubra por que você deveria fazer isso.
A dobradinha “feijão com arroz” é a mais tradicional do Brasil e presente em todas as regiões como comida típica nacional. No entanto, mesmo sendo comum por mais de um século, ainda existem alguns detalhes e “segredos” sobre o assunto.
Por exemplo: você sabia que não deveria tampar a panela antes que o feijão comece a ferver? Pois é, ainda que o grão seja consumido 365 dias por ano, muita gente não fazia ideia dessa necessidade.
Por que não pode tampar a panela do feijão antes da fervura?
Certamente você já ouviu falar da ligação que o feijão possui com a formação de gases no trato gastrointestinal. Isso acontece pela liberação de algumas substâncias presentes, especialmente, na casca do alimento.
Para eliminar boa parte delas, o mais indicado é deixar o feijão de molho em água por, pelo menos, 12 horas antes do preparo. Contudo, poucas pessoas seguem essa dica fundamental para garantir uma alimentação leve e saudável.
O que a tampa tem a ver com essa história
Fechar a panela antes da fervura pode resultar em uma situação perigosa, mas não é aquela conhecida como “explosão de panela”. Algumas pessoas acreditam que os feijões podem ser responsáveis por explodirem as panelas de pressão, mas isso não passa de mito.
Contudo, o que acontece é que os gases presentes nos grãos são inofensivos para seus utensílios. Eles podem causar um grande desconforto se forem ingeridos. Por outro lado, o verdadeiro motivo de cozinhar o feijão com a tampa da panela aberta é outro.
Sabe aquela espuma que se forma durante a fervura? Pois bem, diferentemente do que muitos imaginam, ela não é a responsável pela formação dos gases intestinais. Na verdade, ela ocorre pelo cozimento de algumas substâncias solúveis em água, como proteínas e açúcares. A espuma não causará nenhum desconforto para seu organismo.
Ainda assim, muitos não gostam da aparência do feijão com espuma. Por isso, basta destampar a panela na hora de ferver.
Para eliminar os gases citados anteriormente, é preciso deixar o ingrediente de molho de um dia para o outro e jogar a água fora antes de cozinhar.