EconomiaNotícias
0

Xô, desperdício: o que fazer para pagar cada vez menos na conta de luz

Valor nas alturas da conta de luz pode ser reduzido com práticas simples, adotadas especificamente nos eletrodomésticos com consumo standby.

Hoje em dia, a conta de luz é uma das que mais costumam pesar o orçamento doméstico dos brasileiros, sobretudo, nesse momento do ano, onde os períodos de calor impulsionam o uso de certos eletrodomésticos, a fim de amenizar o clima marcado pelas altas temperaturas e baixa umidade.

Com isso, muitas pessoas acabam pagando um valor alto devido, não só ao aumento do uso como também por causa dos eletrodomésticos, visto que alguns são conhecidos pelo “consumo vampiro” ou stanby. De acordo com o portal Mistérios do Mundo, este são os dispositivos que consomem energia elétrica simplesmente por estarem conectados à tomada, mesmo desligados.

Consumo standby podem elevar o valor da conta

Para entender como funciona esse tipo de consumo, é importante ficar atento aos aparelhos que continuam ativos, apesar de não estarem funcionando. Basicamente, essa indicação se dá por meio daquelas luzes vermelhas que aparecem na TV ou no relógio digital do micro-ondas.

Segundo o apontado pelo site mencionado, o consumo representa cerca de 9% do valor médio da conta, ou seja, é como se o cidadão estivesse pagando por quase um décimo da conta que não foi utilizado, pois é voltado exclusivamente para o consumo standby. A princípio, pode parecer uma quantia que não compromete tanto assim o orçamento, mas ao longo dos anos, acumula uma despesa significativa.

No final das contas, acaba fazendo diferença, sim. A orientação para evitar isso, de acordo com a página, é adotar alguns métodos, como desligar os aparelhos quando não estão sendo usados e entender qual deles são os principais culpados pelo alto consumo, mesmo que desligados.

Vale também orientar toda a família para garantir que a economia está sendo feita por todos na residência. Por fim, uma dica que pode ser útil para os esquecidos é investir em réguas de energia inteligentes. Por meio delas, é possível interromper automaticamente a energia dos dispositivos que não estão em uso no momento, deixando assim a tarefa de desconectar os aparelhos necessários da tomada automatizada.