Especialista sugere que o hábito mais prejudicial à sua energia pode ser algo que você nunca considerou. Confira qual é!
Você acorda de manhã já ansiando por uma soneca? Sua fatia de pizza de meio-dia parece a única coisa que o mantém acordado à tarde? Se a exaustão parece estar atrapalhando seus dias, você pode estar se perguntando: “Por que estou tão cansado o tempo todo?” A resposta pode estar mais perto do que você imagina – talvez até no prato do jantar.
O hábito que silenciosamente esgota sua energia
A doutora Mary Valvano, médica da BetterNowMD, sugere que o hábito mais prejudicial à sua energia pode ser algo que você nunca considerou: comer a maior refeição no final do dia.
“Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo’ na verdade tem uma base biológica”, explica ela. “As células do nosso corpo metabolizam os alimentos de maneira diferente, dependendo da hora do dia. Comer a mesma comida às 8h versus 18h pode afetar a capacidade do nosso corpo de usá-la como energia.”
Essa ideia faz mais sentido do que você pode pensar. Ter uma refeição pesada à noite, especialmente muito tarde, pode impactar nossos níveis de açúcar no sangue e a capacidade de obter energia ideal das refeições do dia seguinte.
Mais do que apenas uma comida pesada
Comer mais no início do dia pode ser a chave para um dia energizado. Além disso, Valvano explica que um jantar tardio também pode atrapalhar seu sono. É uma dupla ameaça: uma grande refeição à noite pode causar indigestão e manter seu sistema digestivo funcionando quando você está tentando descansar, levando a um descanso menos reparador.
Junto com o consumo de alimentos, outros hábitos podem estar sugando sua energia vital. Bebidas energéticas, por exemplo, podem dar-lhe uma solução rápida, mas muitas vezes resultam em uma queda de energia logo em seguida. Além disso, um estilo de vida sedentário e uma dieta rica em açúcar e alimentos processados podem ser os culpados.
Em busca de uma solução
A solução para o cansaço constante pode ser mais simples do que parece: “O exercício regular pode ajudar a melhorar os níveis de energia, aumentando o fluxo sanguíneo e o oxigênio para o cérebro e os músculos“, diz a Dra. Danielle Kelvas, médica em Chattanooga, Tennessee.
E quando se trata de alimentação, a sugestão é focar em uma variedade de frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, e evitar o consumo excessivo de açúcar e alimentos processados.
Mas lembre-se, se a fadiga se tornar um companheiro constante e interferir sua vida diária, é importante procurar a ajuda de um profissional de saúde. Às vezes, o cansaço crônico pode ser um sintoma de uma condição médica subjacente que precisa de atenção. Sendo assim, escute seu corpo e cuide-se!