Índice de preços da Ticket Log mostra que abastecer com etanol ainda é vantajoso em sete estados brasileiros.
Ter um carro flex é garantir a si mesmo a possibilidade de escolher qual o combustível mais vantajoso na hora de abastecer. Nos últimos meses, com a oscilação frequente dos preços, o etanol ficou em desvantagem em relação à gasolina em quase todo o país.
Mas o cenário tem se transformado, e hoje o bicombustível já vale mais a pena que o derivado de petróleo em ao menos sete unidades da federação. Os cálculos consideram o Índice de Preços Ticket Log (IPTL), formulado com base nos abastecimentos realizados em cerca de 18 mil postos parceiros da empresa.
Para definir se o etanol é mais vantajoso, os analistas calculam o custo em reais por quilômetro rodado, considerando o preço médio do litro do combustível e o consumo médio, que é fixado em 8,5 km/l para o etanol e 11,5 km/l para a gasolina. Vale lembrar que existe variação dependendo do veículo.
De forma geral, o etanol vale a pena quando a diferença de preço com a gasolina é superior a 30%, discrepância entre a autonomia dos dois combustíveis.
Sabendo disso, os preços registrados no último IPTL mostram que o derivado da cana-de-açúcar ainda é vantajoso em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, além do Distrito Federal. A pesquisa não obteve dados do Amapá ou de Roraima.
Onde ainda vale a pena usar etanol
Confira o preço médio do litro e o consumo com cada um dos combustíveis nos locais onde o etanol segue vantajoso:
Distrito Federal
Goiás
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
São Paulo