9 Coisas que pessoas espertas já pararam de comprar
Dê mais valor ao seu dinheiro e à sua qualidade de vida. Analise se você está desperdiçando com o que não tem necessidade
Você compra as coisas porque acha realmente necessário ou por consumismo? Será que está jogando seu dinheiro no lixo com coisas que poderiam ser substituídas por soluções mais baratas e úteis?
Nesse mundo capitalista, o consumismo é quase inevitável, a menos que você pare e faça uma reflexão profunda sobre o estilo de que vida que está levando.
Muitas vezes a vida acontece no automático e você nem percebe o quanto poderia estar economizando seu dinheiro, abrindo mais espaço nos armários e gavetas e oferecendo à sua saúde somente o que ela, de fato, precisa.
Essas características fazem parte de um estilo de vida minimalista, que consiste em consumir menos e com mais qualidade, otimizando a rotina, evitando dívidas e se conectando mais profundamente consigo.
Está querendo promover uma mudança para melhor em todos esses aspectos da sua vida? Então veja uma lista de coisas que pessoas espertas já pararam de comprar porque sabem que não vale a pena ou que não precisam.
1. Cremes hidratantes e esfoliantes para o rosto
Se você quer aderir a um estilo de vida mais saudável e gastar menos, pode usar opções naturais para deixar a sua pele do rosto hidratada e nutrida, como óleo vegetal ou gel de babosa, por exemplo. Para as esfoliações é a mesma coisa, você pode fazer receitas caseiras. Não precisa gastar dinheiro com cremes.
2. Filtro de papel para passar o café
Pode até ser mais prático usar filtro de papel descartável para passar seu café fresquinho todos os dias, mas é jogar dinheiro fora. A melhor opção é seguir a dica da vovó e usar filtro de pano que é reutilizável.
3. Sapatos desconfortáveis
Você ainda tem o hábito de comprar sapatos desconfortáveis só porque os achou lindos? Pare de se fazer sofrer à toa. O ponto alto da sua beleza está no seu comportamento, não nas peças desconfortáveis que você insiste em usar e pagar caro só para transmitir uma imagem que acha legal. Você merece mais conforto, e esse conforto vai fazer você sorrir mais.
4. Balas e chicletes
Muitas pessoas têm o hábito de ficar comendo balas e chicletes o dia inteiro, e não é coisa só de quem fuma. Pare de gastar dinheiro com essas guloseimas açucaradas que não ajudam em nada sua saúde bucal e digestiva. Mesmo as opções “sem açúcar” fazem você estimular o suco gástrico do seu estômago e isso pode gerar úlceras.
5. Pacotes de TV a cabo
Hoje em dia é muito mais vantajoso investir seu dinheiro em um serviço de streaming como Netflix e Amazon Prime do que comprar pacotes caros de TV a cabo cheios de canais que você fica zapeando e acaba aproveitando muito menos do que poderia.
6. Carro novo
Se você está pensando em comprar um carro novo e quer uma opção mais recente, que não vá lhe causar problemas de manutenção tão cedo, ótimo. Mas, saiba que não é vantajoso comprar um carro 0km, pois ele desvaloriza muito assim que sai da concessionária. A dica é pesquisar por opções de seminovos em ótimo estado de conservação, pois você terá maior valor de mercado quando quiser vendê-lo.
7. Fast Food
Praticidade é essencial no seu estilo de vida? Então, por favor, seja adepta das marmitas. É muito mais saudável e barato do que ficar almoçando ou jantando fast foods diariamente. Claro, de vez em quando não tem problema.
Mas o excesso de fast food na semana prejudica seu bolso e a sua saúde de uma forma enganosa, que você só vai perceber quando já perdeu muito dinheiro, sua pele está cheia de acne e seu corpo está sempre doente.
8. Produtos “mágicos” para emagrecer
Chega de contar mentiras para si. Os métodos mágicos para emagrecer sem esforço simplesmente não funcionam e levam seu rico dinheirinho embora. Se você quiser emagrecer com eficácia só tem uma opção: fazer uma reeducação alimentar e adotar uma rotina de atividades físicas. Sai mais barato, é mais prazeroso depois que acostuma e não faz você perder o seu tempo.
9. Planos de assinaturas e fidelidade
Sempre que oferecerem a você um plano de assinatura ou fidelidade para qualquer tipo de serviço ou produto, faça o cálculo antes de aceitar. Na maioria das vezes, sai mais caro e é menos vantajoso do que pagar mensalmente ou em casa uso, principalmente quando é um produto ou serviço que, na verdade, você nem vai aproveitar tanto assim.