NotíciasSaúde
0

Proibido! Anvisa suspende suplementos para problemas de visão do mercado

Lista de itens que devem ser evitados pelos consumidores é divulgada pela agência. Empresas fazem ‘promessas milagrosas’.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão da fabricação, venda, distribuição, propaganda e uso de três suplementos alimentares anunciados como soluções para problemas de visão, como catarata e glaucoma. Os produtos já disponíveis no mercado serão apreendidos.

As marcas em questão são Visipro, Sulinex e Ocularis, que segundo a entidade estariam fazendo propagandas milagrosas na internet. A decisão foi tomada após uma série de denúncias e questionamentos relacionados aos produtos.

Motivos para a apreensão

A Anvisa identificou que as marcas são de fabricantes desconhecidos e também reforçou que a venda de suplementos anunciados como tratamento, prevenção ou cura de qualquer problema de saúde é proibida.

Outra ação de proibição e apreensão de um produto semelhante, vendido pela marca Visium Max, foi realizada em maio pela agência. Foram encontradas as mesmas irregularidades, ou seja, os itens eram anunciados como indicação terapêutica sem, de fato, serem eficazes no tratamento de doenças.

Quando o item tem sua eficácia comprovada, inclusive, ele deve obrigatoriamente ser regularizado e vendido como medicamento. Ao ser classificado como suplemento alimentar “não há nenhuma comprovação (científica) junto à Agência de ação terapêutica ou estética”, diz a Anvisa.

Falsos suplementos

O órgão alerta que suplementos “com promessas milagrosas” não funcionam e devem ser evitados pelos consumidores, principalmente aqueles que “prometem prevenir, tratar e curar diversos tipos de doenças e agravos à saúde, além de melhorar problemas estéticos”.

Entre as promessas feitas pelas marcas apreendidas estão emagrecimento, aumento da musculatura, redução de rugas, celulite, estrias e flacidez, além de melhora das funções sexuais, aumento da fertilidade, aumento da atenção e foco e outros resultados.

Algumas empresas também prometem tratamento, melhora, curta de:

  • Câncer;
  • Problemas de visão;
  • Distúrbios do sono, insônia;
  • Doenças do coração, pressão alta, colesterol e triglicerídeos sanguíneos;
  • Doenças degenerativas, como Alzheimer, demência, Parkinson;
  • Aumento da próstata e disfunção urinária;
  • Glicose sanguínea, diabetes e níveis de insulina;
  • Doenças gastrointestinais, como gastrite e má digestão;
  • Gripe, resfriado, Covid-19 e pneumonia;
  • Labirintite, zumbido no ouvido (tinitus).