CuriosidadesMundoNotícias
0

Tomaria? Drinks de insetos é a nova moda dos restaurantes em Tóquio

Restaurantes e cafés na capital japonesa estão servindo drink de insetos no cardápio. Entenda essa onda!

O Café Take-Noko, um dos muitos restaurantes em Tóquio, tornou-se um ponto de destaque para os amantes da entomofagia, o hábito de comer insetos. Entre as opções, estão drinks de insetos, como a cidra de inseto d’água, que pode ser harmonizada com curry e sashimi – também com insetos – no local.

Um dos clientes é Takumi Yamamoto, um trabalhador de 26 anos da prefeitura de Hyogo, que foi ao local em suas férias recentes. Ele e muitos outros consumidores ao redor do mundo têm mostrado interesse na entomofagia, especialmente após as Nações Unidas considerarem os insetos como uma fonte sustentável de proteína para alimentar a crescente população global.

Apesar de alguns considerarem comer insetos nojento, o Japão tem uma tradição rica nessa prática culinária, onde gafanhotos, bichos-da-seda e vespas são consumidos em regiões onde carne e peixe são escassos. O interesse pela entomofagia aumentou também devido ao impacto da indústria pecuária nas mudanças climáticas e aos problemas de segurança alimentar global.

Drinks de insetos fazem sucesso no cardápio

O Café Take-Noko oferece pratos criativos com insetos, como curry com grilos em formato de almôndegas e sashimi feito com bicho-da-seda, além de cidra infundida com extrato de inseto aquático, a opção mais famosa entre os drinks.

Segundo a CNN, a gerente do café, Michiko Miura, afirma que o interesse dos consumidores pela entomofagia tem aumentado, especialmente após avanços na criação de insetos para alimentação. “Recentemente, houve avanços na criação de coisas como grilos e larvas de farinha para alimentação, então a possibilidade de usar insetos como ingredientes está realmente crescendo”, ressalta.

O restaurante foi fundado por Takeo Saito, que também é responsável por uma empresa que oferece uma variedade de guloseimas de artrópodes, desde escorpiões até tarântulas. Saito acredita que os insetos devem ser apreciados na mesma mesa que outros alimentos como legumes, peixe e carne. O interesse pela entomofagia vem crescendo no Japão, e empresas como Pasco e Nichirei têm investido em alimentos feitos com insetos.