DicasSaúde
0

5 Hábitos muito comuns que diminuem a capacidade cerebral

Quer manter seu cérebro saudável e funcionando bem por longos anos? Então veja o que não deve fazer

O cérebro precisa de treinos e diferentes tipos de estímulos para estar sempre saudável e afiado, em pleno funcionamento. Se não receber, começa a atrofiar e reduzir suas capacidades. Então, confira se você está cuidando bem da saúde do seu cérebro ou se o está prejudicando um pouco mais a cada dia.

1. Dormir pouco

Você insiste em ir dormir muito tarde, mesmo quando precisa acordar muito cedo? Apesar de não existir uma quantidade de horas padrão para o sono, é importante que cada pessoa durma o suficiente para que, no dia seguinte, o cérebro esteja pronto para funcionar perfeitamente.

Do contrário, a memória, o raciocínio lógico e muitos sistemas do corpo ficam prejudicados, já que todo o controle do corpo está no cérebro. Você deve dormir o suficiente para acordar se sentindo disposto no dia seguinte e não ficar sentindo muito sono ao longo do dia.

2. Abusar das bebidas alcoólicas

Não só enquanto você está bêbado que o seu cérebro fica incapaz de realizar diversas tarefas simples. Mesmo depois que o efeito da bebida passa, o álcool toma o lugar da glicose nas células nervosas, sem oferecer a mesma quantidade de energia. Sua memória fica cada vez mais afetada.

3. Excesso de fast foods e guloseimas

Comer com qualidade e variedade de alimentos naturais e saudáveis é importante para todo o corpo, inclusive para a saúde do seu cérebro. As gorduras saturadas e o açúcar causam inflamação do hipocampo, área do cérebro associada à memória verbal e espacial.

4. Sedentarismo

Pare de deixar a preguiça tomar conta do seu tempo livre, pois ela vai afetar cada vez mais as suas capacidades cerebrais. A prática de exercícios físicos ajuda a liberar substâncias químicas que protegem os neurônios e fazem com que eles durem mais.

5. Fumar

Assim como faz com diversas partes do corpo, o cigarro prejudica o suprimento de sangue ao cérebro. Com isso, as capacidades de memória e raciocínio lógico de um fumante a longo prazo apresentam declínio muito antes do que essas capacidades em pessoas que levam um estilo de vida saudável.