EconomiaNotícias
0

Fazendo as contas: você sabia que este eletrodoméstico é o maior gastador de energia?

A conta de luz é uma constante preocupação na vida do brasileiro, afinal, ninguém gosta de chegar no final do mês e levar um baita susto ao ver quanto ficou a fatura. Por sorte, existem algumas medidas bastante simples para economizar, e qualquer um pode colocá-las em prática.

Aqui, falaremos de um dos maiores vilões do consumo energético. Você está preparado para descobrir a identidade do meliante? Bom, então vamos lá! Geralmente, quando se pensa em um eletrodoméstico que consome muita energia, a maioria das pessoas já pensa na geladeira. Porém, e se te dissermos que não é ela a grande vilã da história?

Apesar da má fama, o aparelho cujo uso precisa ser moderado, caso alguém queira diminuir as cifras de sua fatura, é, na verdade, outro. Não que a geladeira não consuma muito, mas, em números reais, existe uma grande diferença entre ela e o item do qual falaremos.
Afinal, qual é o aparelho que mais gasta energia?

Sem mais enrolações, o eletrônico que mais causa prejuízos ao bolso do consumidor é o ar-condicionado. Sim, apesar de refrescar o ambiente e deixar a temperatura bem mais amena, o produto também precisa de muita luz para funcionar corretamente.

Além disso, tal gasto pode ser ainda mais elevado se o eletrodoméstico em questão for de um modelo mais antigo ou de tamanho grande. Lembrando que utensílios velhos geralmente não contam com as novas tecnologias e ferramentas de economia que existem atualmente.

Agora, some tudo isso a uma utilização mais prolongada e você terá a receita perfeita para um verdadeiro desastre financeiro. Portanto, o melhor a se fazer é optar sempre por adquirir modelos mais novos, além de manter o filtro sempre limpo, para evitar esforços e sobrecargas.

É claro que também existe a opção de usar alternativas mais econômicas para refrescar o ambiente, como os tradicionais ventiladores. Inclusive, você sabia que esses aparelhos ainda conseguem espantar moscas e mosquitos do ambiente, devido à alta concentração de vento que as hélices produzem?

Por fim, aquecedores e secadoras vêm logo depois na lista dos “mãos abertas”, então, o ideal é usar esses itens somente quando for de extrema necessidade. Resumindo, moderação é a chave para um orçamento doméstico bem equilibrado e sem sustos.