Saúde
0

Por que as bolachas Maria fazem mal à saúde?

Você já deve ter comido muitas bolachas Maria nessa vida, certo? E tudo bem, apenas tome cuidado para não exagerar.

Quase todo mundo come bolachas Maria! As crianças pequenas adoram comê-las como lanche, os nutricionistas sugerem e até as dão aos doentes no hospital. Mas, as bolachas Maria não são assim tão inocentes. Vamos explicar o motivo.

Segundo o rótulo dos pacotes de bolachas Maria, elas são doces como outras bolachas comuns que não trazem vantagens para a saúde. Por isso, devemos evitar o excesso. Veja qual é a composição das bolachas Maria.

Bolachas Maria fazem mal: veja os ingredientes

As bolachas Maria ainda são uma fonte barata de energia para alimentar as crianças e ajudam a criar sobremesas deliciosas. Então, pode comer de vez em quando, mas consciente de que elas não substituem alimentos saudáveis. Veja do que elas são feitas:

Bolachas Maria contêm farinha de trigo

Em excesso, essa farinha pode ser causadora de inflamações e alergias, distúrbios gastrointestinais, diabetes e obesidade. Claro, vai depender do organismo de cada pessoa e de como é a sua alimentação no geral.

Açúcar

O segundo ingrediente em maior quantidade nas bolachas é o açúcar, um dos grandes responsáveis pelo aumento de gordura visceral, diminuição da sensibilidade insulínica, aumento da gordura no sangue, Diminuição do HDL, Aumento do LDL, por exemplo.

Gordura vegetal de palma

Essa gordura está relacionada com várias doenças, incluindo câncer, quando consumida em excesso, todos os dias. Ela está presente em diversos alimentos industrializados, então, o excesso pode estar no conjunto do que você come ao longo de um dia.

Xarope de glucose

É tipo uma versão “barata” do açúcar. Contribui com o aumento de gordura visceral, diminuição da sensibilidade insulínica, aumento da gordura no sangue e os demais problemas que surgem pelo excesso de açúcar branco.

Bolachas Maria contêm vários conservantes

Os conservantes são essenciais para que as bolachas e diversos outros alimentos industrializados tenham uma longa vida útil, porém, não são bons para a saúde.

Em resumo, prefira sempre os lanchinhos que não possuem rótulos, como frutas, legumes, verduras e receitas caseiras com produtos naturais.

Uma boa dica é fazer bolachinhas em casa, inclusive, junto com as crianças para que elas desenvolvam uma relação mais saudável e divertida com a comida.