Devido às mudanças que o calendário sofreu, muitos trabalhadores estão na dúvida. Como irá funcionar o benefício no próximo ano?
O calendário de pagamento do Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) sofreu alterações graças à pandemia de Covid-19. Diante da situação, na época, o governo decidiu por adiar o repasse do ano-base 2020, feito em 2021, para usar os recursos para enfrentar a doença.
Desse modo, o cronograma continuou a ser seguido. Nesse ano, o pagamento do ano-base de 2021 está sendo feito e quase finalizado. Apesar disso, quem trabalhou durante 2022 ainda está na dúvida sobre como vai funcionar o calendário no próximo ano. Veja as informações preliminares.
Como está funcionando o PIS/Pasep?
Como mencionado, o governo decidiu por seguir o calendário. Sendo assim, os pagamentos do ano-base de 2020, foram recebidos pelos trabalhadores no ano passado; no entanto, os valores referentes a 2021, que deveriam ser entregues em 2022, só começaram a ser pagos em fevereiro de 2023.
Consequentemente, conforme os eventos recentes, o pagamento do abono salarial para quem realizou as suas funções de trabalho em 2022 deve ocorrer apenas em 2024. Claro, a situação pode passar alterações. Até então, o Governo Federal não emitiu nenhum comunicado acerca da regularização do cronograma do benefício.
Por isso, é importante ficar de olho. Vale lembrar que PIS será pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores de empresas privadas, enquanto o pagamento do Pasep é de responsabilidade do Banco do Brasil, pois está voltado para os servidores públicos.
Hoje em dia, o valor repassado as profissionais é um salário mínimo para quem trabalhou todos os meses do ano com carteira assinada. Quem deseja consultar os valores a ser recebido pode fazer o processo sem precisar sair de casa. Basta acessar o site do governo. O endereço eletrônico é esse.
Uma vez nele, siga todo o passo a passo indicado pelo próprio sistema.