Economia
0

Restituição do Imposto de Renda: Receita deposita 3º lote; confira quem recebe

Terceiro lote da devolução do imposto inclui contribuintes prioritários e também sem prioridade legal.

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (31) o 3º lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023. Cerca de 5,6 milhões de contribuintes prioritários e também sem prioridade legal recebem a devolução em suas contas bancárias.

Não há um horário fixo para o crédito, mas ele costuma ser feito no período da manhã. De forma oficial, o governo federal tem até o final do horário comercial (até 18h) para realizar o depósito, por isso, é importante aguardar o fim do dia ou verificar se você caiu na malha fina.

Componentes do 3º lote

Este é o primeiro lote no qual declarantes sem prioridade também foram incluídos. Veja como ficou a distribuição do grupo:

  • Idosos acima de 80 anos: 16.536 pessoas
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 95.047 pessoas
  • Indivíduos com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave: 9.470 pessoas
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 30.700 pessoas
  • Utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram pela restituição via Pix (sem prioridade legal): 3.879.049 pessoas.

Cerca de R$ 7,5 bilhões serão devolvidos hoje, mas ainda há outros dois lotes a serem pagos nos próximos meses.

O repasse do 4º lote está previsto para o dia 31 de agosto, com prioridade para contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo Pix como forma de pagamento. Já o 5º lote será pago no dia 29 de setembro, para todos os demais declarantes.

Consulta ao terceiro lote

Para verificar se você foi incluído no 3º lote da restituição do Imposto de Renda, acesse o site da Receita Federal ou o aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para Android e iOS) e insira os dados informados. Escolha o ano “2023” no campo “Exercício”, em seguida clique em “Consultar”.

Caso queira fazer uma consulta completa para descobrir se caiu na malha fina, o motivo da pendência e outras informações, acesse o portal e-CAC. É possível utilizar o serviço com uma conta Gov.br.