Dicas
0

Como descobrir o CPF de uma pessoa

Descobrir o CPF de uma pessoa não é uma tarefa simples: o número do Cadastro de Pessoa Física é protegido por sigilo fiscal e só pode ser disponibilizado em casos específicos. Não é possível consultar o número de qualquer indivíduo somente a partir do nome completo, por exemplo.É possível saber onde uma pessoa mora pelo número do CPF?

O acesso às informações sobre o CPF fica limitado à Receita Federal e às empresas de birôs de crédito. Se você já tem o número do documento, pode usar essas plataformas para conferir mais informações sobre uma pessoa física, como regularização do imposto de renda ou dívidas ativas.

Como descobrir o CPF de outra pessoa

A única forma de descobrir o CPF de outra pessoa a partir de nome e data de nascimento é pelo sistema da Receita Federal, mas isso só pode ser feito por representantes legais ou procuradores. Nesse caso, a recomendação é visitar uma agência da Receita e levar documentos que comprovem a relação com a pessoa.

Esse pedido não é comum, mas pode ser uma alternativa para obter a segunda via do CPF e verificar se não há nenhuma pendência financeira com a pessoa, como a declaração do Imposto de Renda.

Como consultar a situação de um CPF

Se você já possui o número do CPF, é possível consultar informações adicionais sobre a pessoa. O site da Receita Federal permite verificar a situação cadastral e emite um documento que pode ser usado como comprovante do CPF:

  • Acesse servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF;
  • Digite o número do CPF e a data de nascimento;
  • Preencha o Captcha e clique em “Consultar”;
  • Veja o comprovante.

Além disso, quem possui uma empresa pode recorrer aos birôs de crédito para consultar a situação financeira de um CPF: ferramentas de Boa Vista, SPC e Serasa conseguem localizar dívidas ativas e até informar os dados mais recentes sobre endereço e telefone para contato. Porém, esse serviço é pago.

O seu número do CPF pode servir como base para diferentes consultas: é possível descobrir o número do PIS e até verificar se existem dívidas no Registrato do Banco Central.