Ele queria provar que a arca de Noé descrita na Bíblia foi real, não apenas uma fantasia impossível.
As histórias relatadas na Bíblia são bem famosas, e muitos cristãos se inspiram nelas para viver uma vida mais próxima de sua religiosidade. Mas, alguns ultrapassam os limites do possível, como um holandês que resolveu construir a arca de Noé.
Essa história começou lá em 1992, quando o empresário e carpinteiro Johan Huibers teve a grande ideia de criar uma réplica em tamanho real da arca de Noé como é descrita na Bíblia. Ele queria se sentir mais próximo de Deus.
O projeto de grande porte não iria terminar tão rápido, mesmo com bastante dinheiro envolvido. Certamente, logo no início, Johan percebeu que não poderia fazer isso com a rapidez que fez Noé, e daria mais trabalho do parece que deu na história bíblica. Mas, ele não desistiu.
A construção da réplica da Arca de Noé tirou mais de 1,5 milhão de dólares da conta de Johan, o equivalente, hoje em dia, a cerca de R$7,7 milhões.
A arca de Johan tem 137 metros de comprimento, 22,5 metros de largura e 13,5 metros de altura. Para a construção dessa enorme embarcação, o holandês precisou de 12.000 cedros e pinheiros.
Todo o projeto de Johan foi pensado para que a arca fosse o mais parecida possível com a descrita na Bíblia, que tinha 300 côvados de comprimento, 50 côvados de largura e 30 côvados de altura, e aqui temos que considerar que cada côvado equivale a 45 centímetros.
Com isso, o homem queria provar para as pessoas que a arca de Noé da Bíblia foi real, já que é possível colocar tantos animais, enormes e pesados, nessa estrutura.
Bem, na verdade ainda não se sabe se é mesmo possível, já que o homem não colocou animais de verdade na embarcação para ter certeza de que todo o peso e espaço seriam suficientes para abrigar todas as espécies de animais durante 40 dias.
O fato é que, embora a arca de Noé de Johan não tivesse como sair do porto e navegar até a “terra sagrada” para cumprir sua missão, ela terminou de ser construída 20 anos depois, em 2012.
Ele não conseguiu colocar todos os animais lá dentro, mas, montou um espaço para pequenos animais serem visitados, já que a embarcação se tornou atração turística na cidade de Dordrecht, na Holanda.