Diversos motivos podem levar ao descarregamento rápido da bateria do celular. A autonomia da bateria sempre é algo importante no cotidiano, e o usuário pode interferir diretamente com seus hábitos de uso. Tendo isso em vista, o Canaltech elencou 7 aspectos que diminuem a duração da bateria para você ficar atento.
1. Brilho da tela muito alto
O brilho da tela é um dos principais fatores que diminuem a autonomia da bateria. Embora seja muito importante durante o dia, quando a luz do sol dificulta a visualização, usar brilho alto aumenta o consumo da bateria dramaticamente.
Portanto, recomendamos a função “brilho adaptável”, para otimizar o uso. O tema escuro do celular também pode influenciar positivamente.
2. Aplicativos em segundo plano
Aplicativos funcionando em segundo plano sempre foram motivo de polêmica quando relacionado a bateria. Pois, manter muitos apps em execução simultaneamente consome mais energia. Porém, o ato de abrir novamente gasta ainda mais.
Tendo isso em vista, recomendamos buscar as configurações do aparelho que limitam de forma automática o uso em segundo plano dos programas menos importantes. Além disso, é importante evitar fechar e reabrir as atividades secundárias várias vezes ao dia.
3. Conectividade constante
Os recursos de conexão, como wi-fi, GPS e dados móveis, principalmente, 5G, elevam o consumo. Contudo, o seu smartphone fica praticamente inútil sem tudo isso ligado. A recomendação, nesse caso, é estar mais consciente de ferramentas que exigem muito do celular nesse sentido. Apps de mapas como Google Maps e Waze, por exemplo, estão entre os maiores vilões do alto consumo de bateria, bem como ficar muito tempo com o roteador WiFi (Android) ou Acesso Pessoal (iOS) ligados.
4. Aplicativos que exigem alto processamento
Diversos apps precisam de mais bateria do que os demais. Nesse sentido, gravar vídeos, jogar e assistir vídeos se destacam. Dessa forma, o ideal é realizar essas ações com moderação em dias que você sabe que ficará mais tempo fora de casa. A função “temporizador”, que limita o tempo diário em determinado aplicativo, pode ser uma solução para controlar o tempo de tela e evitar ficar sem bateria no fim do dia.
5. Uso do Always On Display
Presente em diversos aparelhos, o Always On Display (AOD) exibe notificações, hora e porcentagem da bateria na tela mesmo com o aparelhos bloqueado e tela “desligada”. Apesar de útil, a função pode gerar alto gasto de bateria em alguns casos, especialmente em iPhones. Desativar o AOD é fundamental para quem desejar aumentar a autonomia do celular.
6. Bateria desgastada
Ao longo do tempo, as baterias feitas de lítio não alcançam mais 100% da carga total, e isso faz com que uma carga dure menos tempo do que costumava no passado. Os iPhones são exemplos de aparelhos que exibem o status da saúde da bateria nos ajustes do sistema. É necessário atenção a condição para efetuar a troca, caso a porcentagem da capacidade esteja abaixo de 80%. Manter a porcentagem sempre entre 20% e 80% contribui para a durabilidade por serem os níveis que menos estressam o componente.
7. Temperaturas excessivas
Tanto o calor excessivo quanto o frio podem afetar negativamente a eficiência da bateria. As condições climáticas geram desgaste maior por que as baterias de lítio enfrentam dificuldades químico-físicas para mover elétrons de uma parte para outra quando está muito quente ou muito frio. Em outras palavras, sugerimos não expor o smartphone ao sol intenso.