Você percebeu que algumas plantas possuem qualidades extras de purificação do ar? Saber quais absorvem toxinas prejudiciais pode ajudar a diminuir sua lista de desejos, além de tornar sua casa mais tranquila e cheirosa.
Você pode sempre ir incluindo onde posicionar e como cuidar de plantas purificadoras de ar, lembrando que muitas dessas opções são ótimas adições como plantas de cozinha devido às suas propriedades de purificação do ar, então vamos lá.
Geralmente essas plantas que cultivamos em nossas casas não são apenas responsáveis por mais oxigênio, mas também possuem a capacidade de limpar o ar de fungos e toxinas, e grandes umidades.
Diversos estudos e pesquisas sobre plantas domésticas descobriu que alguns tipos de plantas têm o sim o poder de filtrar o ar que respiramos, bem como remover alguns compostos orgânicos que se evaporam.
Ou seja, essas raízes também filtram o ar de vários como materiais de construção, poeira, dentre outros. Enfim separamos 5 principais plantas que você deve ter em sua casa, para ajudar na purificação do ar.
1 – Língua de Sogra (Espada de São Jorge)
Chamada de língua de sogra, e em alguns lugares cobra, ou espada de são Jorge, esta planta é quase indestrutível, sim extremamente resistente e necessita de muito pouca luz para a fotossíntese.
Essas folhas longas além de poder eliminar toxinas, a planta é ótima para guardar no quarto, pois é capaz de produzir oxigênio durante o período noturno.
Talvez você pense por não parecer a planta mais repousante para se ter em um quarto, mas a Língua de Sogra é uma das poucas plantas que continua produzindo oxigênio em condições quase escuras.
Essa planta também é muito eficaz na eliminação de formaldeído no ar, óxido de nitrogênio e ainda todos os produtos químicos que podem ser encontrados em tapetes, colas, tintas e outros acessórios internos, conforme mostrado no estudo.
Com suas folhas retorcidas longa, torna esta planta o destaque perfeito para uma mesa lateral, parapeito de janela ou canto da sua garagem dos carros, sempre resistentes e extremamente tolerantes à seca, elas crescem relativamente devagar e podem lidar com condições de pouco sol, mas crescerão mais rápido em posições de mais luz.
2 – Aloe Vera (Babosa)
A babosa, ou aloe vera é ótima porque pode aumentar o nível de oxigênio em casa, pois ela absorve monóxido de carbono, também o dióxido de carbono, saiba que apenas uma planta de Babosa pode facilmente alcançar o que 5 purificadores de ar biológicos podem.
Vale ressaltar que a babosa não é apenas impressionante de se olhar e abençoado com propriedades curativas, mas também pode ajudar a purificar o ar.
Você pode envasar com composto de suculentas e cactos e alimente com uma ração líquida especializada semanalmente durante o clima mais quente do verão.
3 – Fita de Amor (Planta Aranha)
A fita de amor tem a capacidade de fotossíntese mesmo sob luz mínima, pois ela absorve com excelência as toxinas presentes no ar, e além de até mesmo gasolina, conforme estudo, uma planta pode efetivamente purificar o ar em quase 100 metros quadrados do local.
A fita de amor dentre os benefícios são numerosos, por isso é difícil imaginar qualquer casa que não tenha uma dessas belezas de folhas listradas escondidas em algum lugar.
E lembrando que essas plantas são formidáveis na remoção todos os produtos químicos encontrados em muitos tecidos sintéticos, tintas e até mesmo colas. Dentre os estudos também foi comprovado que reduzem os níveis de monóxido de carbono no ar.
4 – Planta Lírio da Paz
Essa planta o Lírio da Paz, é excelente para remover produtos químicos e toxinas do ar, o lírio também filtra tricloroetileno do ar, bem como o chamado formaldeído.
Quem não se encanta por sua beleza, com suas folhas brilhantes em forma de lágrima e flores brancas puras, o lírio da paz é uma das plantas domésticas mais populares em todo o mundo, é uma ótima planta de interior para limpeza do ar, e ainda cheirosa, essa planta irradia tranquilidade e simplicidade, mas também quebram e neutralizam diversos gases domésticos tóxicos como benzeno, formaldeído e também o monóxido de carbono.
Essa planta prefere a terra úmida, e elas sempre lhe dirão quando estão com sede, pois as folhas caem, procure colocar ao lado do chuveiro para um impulso ocasional ou borrife com um spray de água, você também pode alimentar com ração líquida a cada 15 dias durante a primavera e o clima quente do verão.
5 – Planta Dinheiro em Penca
O dinheiro em penca, com suas folhas planas e circulares verdes que podem crescer até 16 cm de diâmetro, essa é instantaneamente reconhecível.
Sem dúvidas o dinheiro em penca é uma das plantas de interior mais eficazes para a purificação do ar, são particularmente eficazes na redução dos níveis de produtos químicos nocivos encontrados em tapetes, tintas, colas e até mesmo tecidos artificiais.