Skip to content
O ano de 2024 está próximo de terminar, e como dezembro é um mês agitado a Polícia Militar intensifica a supervisão nas estradas. Quem for pego descumprindo alguma regra pode ganhar de “presente de Natal” uma multa na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Os radares instalados nas estradas possuem funções muito importantes. Como o monitoramente do número de veículos que passam pela rodovia, a percepção se o automóvel é roubado, a autuação do controle de velocidade. E até mesmo a identificação de veículos irregulares.
Chamados de “radar inteligente”, eles possuem um sistema que reconhece a placa do veículo e verifica que está com o licenciamento atrasado. A partir disso, consegue gerar uma multa que será enviada para o endereço do condutor.
Além disso, a multa não será aplicada apenas ao veículo, mas também pode ser gerada na CNH do condutor ou do proprietário do automóvel. São aplicados pontos na habilitação e quando somados podem trazer como consequência a suspensão do direito de dirigir.
A grande dica para conseguir evitar multas que podem ser aplicadas nas estradas é se prevenir. Avaliar as condições mecânicas do seu carro ou moto, conferir a validade da CNH, e outros, será muito importante para não ter consequências na sua viagem.
Também são aplicadas multas para o motorista que estiver conduzindo automóvel com a CNH vencida há mais de 30 dias. E para quem está com o automóvel com documento atrasado, quer dizer, sem ser licenciado para 2024.