Alguns restos de alimentos que costumamos descartar e jogar fora são uma fonte riquíssima de potássio e cálcio e podem ser utilizados na preparação de adubos orgânicos para nossas plantas.
Existem muitas formas de preparar adubos orgânicos para as plantas e, embora seja possível comprá-los prontos, fazê-los em casa nos permite economizar muito dinheiro e fazer um favor ao meio ambiente, produzindo menos resíduos.
Se você quer experimentar preparar adubos orgânicos para fazer suas plantas crescerem melhor e estimular a floração, listamos abaixo 5 métodos baratos e muito simples.
1. Fertilizante orgânico de casca de banana
A casca da banana é muito rica em potássio, um mineral essencial que é um dos nutrientes mais importantes para as plantas junto com o nitrogênio. Desempenha um papel vital na fotossíntese e na formação de tecidos resistentes.
Além disso, o potássio ajuda a revitalizar as plantas quando a floração diminui.
Corte a banana em vários pedaços e cozinhe-os por cerca de 15 minutos. Deixar arrefecer, filtrar e verter para um frasco com difusor em spray. Pulverize o fertilizante orgânico ao redor da planta.
2. Fertilizante com vinagre de maçã
O ácido acético no vinagre de maçã ajuda a fertilizar plantas que precisam de solo ácido. A absorção de seus nutrientes ajuda a planta a crescer melhor e evita que as folhas ressequem.
Adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã à água que você usa para regar suas plantas. Repita a aplicação pelo menos uma vez por mês.
3. Adubo orgânico com casca de ovo
As cascas de ovos estão entre os ingredientes mais utilizados para a preparação de fertilizantes naturais. Ricos em cálcio, previnem o apodrecimento das plantas e são particularmente úteis em tomates, pimentos e beringelas.
Moa algumas cascas de ovo e coloque-as diretamente na terra para vasos. Você também pode moê-los em pó.
4. Adubo orgânico com cinzas
Este adubo é um pouco mais difícil de preparar, mas é um dos mais eficazes para favorecer o amadurecimento de flores e frutos.
As cinzas contêm grandes quantidades de potássio e fósforo, ambos nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. Também possui propriedades repelentes contra formigas e outros insetos.
Dilua um pouco de cinza de madeira em água e despeje o líquido no solo da planta. Você também pode espalhar as cinzas no solo, mas a uma distância de 2 a 3 centímetros do caule.
5. Fertilizante natural com algas marinhas
Eles podem ser encontrados em lojas especializadas e estão disponíveis frescos e secos: as algas contêm oligoelementos poderosos que estimulam o crescimento e a floração das plantas.
Corte algumas algas e coloque-as na água por cerca de 2-3 semanas, depois use o líquido para molhar o solo da planta.