Dicas
0

4 coisas que pessoas bem-sucedidas fazem para evoluir após um fracasso


Estudos indicam que podemos abordar o fracasso por duas mentalidades, uma fixa e outra de crescimento. Entenda

O sucesso nos faz sentir confortáveis e seguros, mas para alcançá-lo é necessário enfrentar alguns fracassos no percurso. Para a psicóloga Jenny Wang, saber como lidar com eles e ter uma mentalidade de crescimento são maneiras de evoluir e redirecionar seu caminho para novos objetivos. 

Em um artigo publicado na CNBC, ela conta que durante sua juventude teve dificuldades para lidar com o fracasso, o que virou um problema para sua saúde mental. “Muitas vezes me vi lutando com o perfeccionismo. Meus pais me deram um mapa com pontos de parada específicos – e qualquer desvio seria um sinal de fracasso”, relembra Wang.

Segundo ela, esses padrões são comuns em seus pacientes – afinal, poucas pessoas aprendem que o fracasso também é um caminho para o sucesso.

Por que falhar é tão importante

Segundo Wang, nos últimos anos, psicólogos renomados, como Carol Dweck e Angela Duckworth, têm convidado as pessoas a questionar o que pensam sobre o fracasso, especialmente se tratando de questões de liderança, ensino e saúde mental. Ela afirma, de acordo com estudos na área, podemos abordar o fracasso por duas mentalidades, uma fixa e outra de crescimento.

A mentalidade fixa mantém a convicção de que todos nós possuímos habilidades específicas. Nesse caso, não importa quanto esforço você aplique, nada mudará seu potencial. A posse de uma mentalidade fixa, diz Wang, significa que qualquer falha é atribuída à incapacidade de crescimento.

Por outro lado, a mentalidade de crescimento sustenta a ideia de que nós temos potencial ilimitado de crescimento e evolução. Portanto, o fracasso é encarado como um “pitstop” no qual você redireciona sua jornada e abordagem.

Para Wang, a maneira como você interpreta o fracasso determina a continuidade do seu trabalho ou sua desistência, afetando riscos e oportunidades que podemos assumir para alcançar o sucesso.

Como reformular o fracasso

De acordo com Wang, as pessoas mais bem-sucedidas reformulam seu fracasso trabalhando no desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento.

Para isso, ela sugere que, numa situação na qual você acredita ter falhado, você siga as quatro etapas abaixo:

1. Enfrente sua vergonha

Se você não contou para ninguém sobre seu fracasso, considere falar com alguma pessoa em quem confia e que faça você se sentir seguro. Caso já tenha compartilhado com alguém, reflita quais sentimentos teve ao contar a experiência.

Além disso, pergunte a si mesmo como a situação mexeu com sua identidade e se ela reafirmou alguma crença negativa que você tem sobre si mesmo.

2. Reformule a falha

Para superar seu fracasso, Wang aconselha que você reflita sobre estas perguntas:

Como você pode reformular o fracasso a partir de uma mentalidade de crescimento? De que maneiras você é tentado a ter uma mentalidade fixa para essa experiência? A mentalidade fixa é útil para movê-lo em direção aos seus objetivos? Caso você se concentre em como o fracasso te ajudou, o que é possível ser aproveitado?

3. Divida seus objetivos

Wang também aconselha a dividir seus objetivos em etapas pequenas, alcançáveis e realistas. A partir disso, avalie o que aconteceu depois de concluir seu primeiro objetivo. E caso receba feedbacks, abrace-os como uma crítica construtiva.

Além disso, registre todas curiosidades e ideias que possam abastecer positivamente seus objetivos.

4. Repita

De acordo com Weng, o fracasso é uma ferramenta que ajuda a aprimorar habilidades e entender seus obstáculos. “Use este exercício sempre que precisar processar uma falha ou um revés. Quanto mais você fizer isso, mais fluidos serão seus encontros com o fracasso”, afirma a psicóloga.