DicasEconomiaNotícias
0

4 atitudes relacionadas ao cartão de crédito que pode te dar muito prejuízo

Embora comuns na rotina de muitos brasileiros, práticas no uso do cartão acabam gerando consequências graves.

O cartão de crédito continua sendo um dos meios de pagamento preferidos dos brasileiros, perdendo apenas para o Pix. Não há nada mais prático do que passar aquele plástico na maquininha, muitas vezes sem nem informar a senha, e continuar sua rotina tranquilamente.

No entanto, existem algumas atitudes que podem prejudicar bastante o consumidor, levando a prejuízos financeiros e até ao endividamento. Se você não quer correr o risco de sofrer essas consequências, conheça algumas atitudes que deve evitar ao usar cartão de crédito.

4 coisas para evitar ao usar cartão de crédito

1. Sacar dinheiro

Essa é uma facilidade oferecida por muitos bancos, mas custa caro ter acesso a ela. Ao fazer um saque com o cartão de crédito, o cliente está realizando uma espécie de empréstimo com juros, IOF e outras taxas, o que pode aumentar bastante o valor da fatura.
Se precisar sacar dinheiro em uma situação de emergência, utilize o saldo da conta ou opte por uma carteira digital.

2. Emprestar

Outro problema recorrente, principalmente entre familiares e amigos, é emprestar o cartão de crédito. Além de criar uma dinâmica prejudicial para o titular, a prática não está exatamente de acordo com a lei, já que o cartão de crédito é pessoal e intransferível.

Também é preciso adotar alguns cuidados com o cartão adicional. Ofereça apenas a alguém que tem certeza de que paga suas contas em dia, caso contrário acabará gastando mais do que pode.

Desconsiderar o perfil de consumo

Pode não parecer, mas a escolha do produto também é importante. Antes de solicitar o cartão, considere os benefícios que ele oferece, como ter ou não anuidade e programa de recompensas, além de outras vantagens.

Espalhar gastos

O grande número de bancos oferecendo cartões a todo o momento faz com que o consumidor acabe tendo vários produtos. A dica é justamente o contrário: reúna seus gastos em um só para construir uma boa relação com a instituição financeira e evitar quer outras solicitações de crédito sejam negadas quando precisar.